Alister Mcgrath

Alister McGrath (Belfast, 23 de janeiro de 1953) é um teólogo cristão, apologista, professor de Teologia, Religião e Cultura, na King's College, de Londres e pesquisador sênior do Harris Manchester College. É casado com Joanna Collicutt McGrath. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.

Em seus escritos e palestras públicas, ele promove a "teologia científica" e se opõe fortemente a corrente anti-religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King's College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.

McGrath defende a ideia do Criacionismo Evolucionário.[1] Antes de ser cristão, McGrath era ateu. Em 2004, ele sugeriu no livro The Twilight of Atheism que o ateísmo estava em declínio, embora essa visão tenha sido contestada na academia. Ele tem sido muito crítico do neo-ateísmo no geral e de Richard Dawkins em particular, chamando-o de "ignorantes na teologia cristã". Seu livro O delírio de Dawkins foi publicado em fevereiro de 2007. Os dois também tiveram um debate público sobre o tema: "O dano das crenças religiosas à saúde de uma sociedade" e "É necessário fornecer os fundamentos morais e éticos de uma sociedade saudável?" McGrath também debateu com Daniel Dennett, no Greer-Heard Point-Counterpoint Forum (Fevereiro de 2007) em Nova Orleans. Ele foi entrevistado por Richard Dawkins sobre seu livro O Deus de Dawkins e a fé em geral, para o documentário de televisão The Root of All Evil?. A entrevista com McGrath não foi incluída no corte final, mas as imagens não editadas estão disponíveis online. Ele afirma que ele não se opõe ao ateísmo em si, mas sim aos pontos de vista do ateísmo defendidos por pessoas como Dawkins.

Cadastre-se

Já tem uma conta?
Já cadastrado ou Redefinir senha